Mundo Recarregável – sabedoria, colaboração e curiosidade como força motivadora

(Read in English)

Entre alegres e supresas, as crianças receberam a notícia de que o Prêmio Nobel de Química de 2019 foi dado aos criadores de uma tecnologia revolucionária: a bateria de íons de lítio.

“Mundo recarregável’, esta foi a expressão utilizada por Olof Ramström, membro do Comitê Nobel, ao se referir a criação dos pesquisadores premiados.

nobel4

O Prêmio foi concedido a John B. Goodenough, 97, da Universidade doTexas; M. Stanley Whittingham, 77, Universidade de Nova York; e Akira Yoshino, 71, Universidade Meijo e Corporação Asahi Kase; que entre 1970 e 1980, criaram uma tecnologia que lançaria as bases de um mundo digital “mais leve” e recarregável, imprescindível para a utilização de diversos equipamentos e invenções presentes em nosso cotidiano, de celulares e notebooks à carros elétricos. Esta bateria, inclusive, pode armazenar energia solar e eólica, e é promessa de um mundo mais sustentável, uma sociedade sem fio e livre de combustíveis fósseis.

Entretanto, para além de tão merecido reconhecimento, fomos também agraciados pela possibilidade de refletir sobre aspectos ainda mais geniais.

“A curiosidade foi a principal força motivadora para mim”, afirmou Akira Yoshino, ao receber a notícia da premiação.

A premiação do Nobel de Química fortalece a concepção de que a produção de conhecimento e criação de tecnologia independe da idade, além de demonstrar a importância do trabalho colaborativo e da curiosidade como força motivadora, como afirmou Akira Yashino.

É importante que as crianças possam perceber a sabedoria de outras gerações, seja através dos contatos diários com as pessoas mais próximas, em diversas situações, seja pelo reconhecimento do patrimônio intelectual acumulado ao longo do tempo. Que tenham também a oportunidade de refletir e vivenciar o trabalho colaborativo como oportunidades para trocas de conhecimentos e experiências, exercício da liderança compartilhada, confiança mútua, co-responsabilidade, continuidade, entre outros aspectos.

Levar as crianças a perceber e reconhecer a importância destes aspectos da realidade e vivenciar estas experiências é vital para o seu desenvolvimento, num processo harmônico, integral e saudável do desenvolvimento equilibrado de sua personalidade, em conexão com o processo educacional.

Os ganhadores do Prêmio Nobel continuam a inspirar as novas gerações e estão em pleno exercicio de suas atividades.

Devemos considerar que a curiosidade será sempre um elemento propulsor de todas as gerações, em qualquer faixa etária. Muitas vezes, o que falta ao ser humano não é genialidade, e sim, visibilidade, oportunidade e reconhecimento.

2 comentários Adicione o seu

  1. Diogo disse:

    Uma notícia importante na revelação de que por trás no mundo estonteante da tecnologia dos computadores portáteis e até “vestíveis” há muito trabalho e trabalho sério. Obrigado.

    Curtir

    1. Obrigada Diogo pela sua inestimável contribuição!

      Curtir

Deixe um comentário